De acordo com projeções para as estações BBC, Sky e ITV, o Partido Trabalhista vai ganhar as eleições legislativas britânicas com uma larga maioria absoluta, elegendo 410 dos 650 deputados, enquanto o Partido Conservador do primeiro-ministro, Rishi Sunak, cai para 131 parlamentares.
Corpo do artigo
As mesmas projeções estimam que o partido dos Liberais Democratas vai ser o terceiro com maior representação parlamentar, elegendo 61 deputados (11 em 2019), ultrapassando o Partido Nacional Escocês (SNP), que desce para 10 (48 em 2019).
O Partido Reformista (Reform UK), antigo Partido do Brexit, liderado por Nigel Farage, vai eleger 13 deputados, os Verdes dois e o partido independentista galês Plaid Cymru quatro.
O Reino Unido realizou hoje eleições legislativas para preencher 650 assentos na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento britânico.
A votação decorreu entre as 7 horas e as 22 horas, mas centenas de milhares de pessoas participaram através de voto postal.
Os boletins vão começar a ser contados esta noite e os resultados anunciados ao longo da noite e madrugada.
O resultado final deverá ser confirmado na sexta-feira, quando um novo primeiro-ministro será indigitado pelo Rei Carlos III e encarregado de formar governo.
O líder da Oposição, Keir Starmer, já reagiu nas redes sociais para agradecer "a todos os que votaram" nos trabalhistas e que "depositaram a sua confiança" no Partido Trabalhista.
"Vice" trabalhista considera projeções "encorajadoras"
A número dois do Partido Trabalhista, Angela Rayner, elogiou hoje o "trabalho tremendo" de Keir Starmer na liderança partidária, após projeções "encorajadoras" que apontam para uma vitória nas eleições legislativas sobre os conservadores, com larga maioria absoluta.
"Os números são encorajadores, mas a sondagem à boca das urnas é uma sondagem e ainda não tivemos nenhuns resultados", afirmou a vice-líder à estação pública BBC.
Rayner elogiou o líder trabalhista Keir Starmer pelo "trabalho tremendo em transformar o Partido Trabalhista e em apresentar um programa para o governo que espero que as pessoas tenham apoiado".