Um tribunal tailandês aceitou o pedido dos EUA para extraditar o traficante de armas Viktor Bout, conhecido como o "comerciante da morte". Mas a Rússia já anunciou que vai lutar pelo regresso do cidadão russo ao seu país.
Corpo do artigo
Viktor Bout, antigo oficial da Força Aérea Soviética, que terá inspirado o personagem protagonizado por Nicolas Cage no filme "Senhor da Guerra", está detido desde Março de 2008 em Banguecoque, na Tailândia.
O pedido de extradição foi inicialmente recusado mas agora aceite por um tribunal de recurso tailandês. "O tribunal decidiu mantê-lo sob detenção para que seja extraditado para os Estados Unidos", afirmou o juiz Jitakorn Patanasiri.
Viktor Bout foi detido num hotel da capital tailandesa depois de se ter encontrado com agentes norte-americanos que se fizeram passar por responsáveis das FARC (guerrilha colombiana) que procuravam comprar armas.
A Rússia já anunciou que vai lutar pelo regresso do cidadão russo ao seu país. "Lamentamos a decisão, em meu entender, não jurídica, mas política, tomada pelo tribunal na Tailândia. Segundo a informação de que dispomos, a decisão foi tomada sob forte pressão do exterior. Isso é triste", afirmou Serguei Lavrov, chefe da diplomacia russa.
O ministro assinalou que a Rússia tem prestado apoio a Victor But, acrescentando: "estivemos em contacto com os seus advogados, com a sua família".
"Garanto-vos que continuaremos a fazer todos os possíveis para conseguir o seu regresso à pátria", concluiu.
A esposa de But já tinha apelado ao governo russo para ajudar a "restabelecer a justiça" em relação à decisão tailandesa de extradição do marido.
Segundo um dos advogados, But só poderá ser extraditado depois da decisão sobre um segundo pedido de extradição para os Estados Unidos que está a ser analisado pela justiça tailandesa.