Traficantes roubam autocarros para fazer barricada contra a polícia no Rio de Janeiro
Narcotraficantes roubaram nove autocarros, na quarta-feira, na zona oeste do Rio de Janeiro, e usaram as viaturas para impedir uma operação da Polícia.
Corpo do artigo
Segundo o sindicato das empresas de autocarros, os passageiros e motoristas desceram dos veículos, que foram utilizados para obstruir a estrada do Itanhangá, que dá acesso às favelas do Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro realizava uma operação numa das comunidades.
"Este é o tipo de estratégia que os criminosos utilizam para desviar a atenção da Polícia Militar do ponto onde as pessoas estão a atuar, tentando criar essa cortina de fumo e causando desordem, caos para pessoas inocentes", afirmou a porta-voz da Polícia Militar, tenente coronel Cláudia Moraes, citada pelo portal G1.
O secretário estadual de Segurança Pública, Victor Santos, informou que não houve feridos nem confrontos. De acordo com a Polícia Civil, o crime organizado tem cargos especializados em gerir barricadas para impedir o acesso das forças de segurança.
O sindicato das empresas de autocarros indicou ainda que, nos últimos 12 meses, 131 autocarros foram roubados por criminosos. O caso desta quarta-feira acabou por afetar o trânsito na região e gerou desvios das linhas de transporte público.