
Foto: Arnaud Finistre/AFP
Duas avalanches distintas provocaram, este sábado, a morte de três esquiadores fora de pista nos Alpes franceses, informaram as autoridades locais.
Num dos incidentes, dois esquiadores franceses morreram soterrados por uma avalanche em Val-d'Isère, informou o gabinete de turismo da estação. Os dois homens ficaram soterrados sob 2,5 metros de neve. Os membros do grupo acionaram o alarme, mas os socorristas não conseguiram reanimá-los, segundo um comunicado.
Os dois esquiadores que morreram em Val-d'Isère não estavam equipados com transcetores de avalanche e só puderam ser localizados graças aos telemóveis. Os socorristas tiveram de sondar a neve para os encontrar numa área de 10 por 15 metros, informou o gabinete de turismo.
A cerca de 60 quilómetros de distância, outra avalanche atingiu dois esquiadores fora de pista na estação de Areches-Beaufort, disse um responsável local à AFP. Um dos esquiadores não conseguiu ser reanimado, enquanto o segundo foi levado para o hospital com graves ferimentos na cabeça, afirmou o responsável regional Jean-Pierre Mirabail.
Os meteorologistas franceses tinham alertado para um elevado risco de avalanches este fim de semana, com um nível quatro em cinco na escala europeia de perigo de avalanches.
