Acidente aconteceu este domingo durante o treino de um grupo de 26 bombeiros, em São Paulo. Trabalho de resgate foi dificultado pela forte chuva.
Corpo do artigo
Nove bombeiros morreram após o desabamento de uma gruta em Altinópolis, cidade situada cerca de 300 quilómetros a norte da cidade de São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros daquele estado. Um ferido foi resgatado e transportado para o hospital com fraturas múltiplas e um quadro de hipotermia. As operações de resgate terminaram e não há mais vítimas no local, informou a corporação.
O acidente ocorreu quando um grupo de 27 bombeiros realizava um treino dentro da gruta "Duas Bocas", localizada numa propriedade particular no município de Altinópolis.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2021/10/brasil_bombeiros_gruta_jms_31out2_20211031231912/mp4/brasil_bombeiros_gruta_jms_31out2_20211031231912.mp4
"O teto da gruta caiu", deixando 16 pessoas retidas no interior, explicou o Corpo de Bombeiros de São Paulo na rede social Twitter. Seis não ficaram soterradas e conseguiram sair, tendo sido transportadas para centros hospitalares com ferimentos ligeiros.
Cerca de 75 bombeiros e socorristas trabalharam durante todo o dia nas operações de busca e salvamento no local.
"O resgate está a ser muito difícil por causa da situação. É mais de um quilómetro para chegar ao local. Houve um desabamento de parte da gruta, e estamos a trabalhar com muita cautela para preservar também as vidas das equipas", disse então à imprensa o porta-voz dos bombeiros, comandante Rodrigo Leal.
Continua sem atualização da ocorrência na Gruta Duas Bocas.#193S pic.twitter.com/rtck72M5LG
- Corpo de Bombeiros PMESP (@BombeirosPMESP) October 31, 2021
O governador de São Paulo, João Doria, disse no Twitter que acionou "todo apoio e recursos necessários para o salvamento" das vítimas.
Governo português a acompanhar o caso
"No seguimento do trágico desabamento ocorrido este domingo durante um exercício de bombeiros na gruta do Itambé, no Estado de S. Paulo, Brasil, a Secretária de Estado da Administração Interna contactou a representação diplomática do Brasil em Lisboa para manifestar solidariedade e preocupação com a situação vivida", informou o gabinete do Ministério da Administração Interna, em comunicado enviado às redações.
Patrícia Gaspar lamentou as mortes e "transmitiu ainda a certeza de que estão a ser empenhados todos os esforços nas operações de resgate dos bombeiros que ainda se encontram no interior da gruta e que continuará a acompanhar".