Não há sinais de que o WhatsApp esteja a desenvolver um novo recibo de leitura, indicativo de que uma mensagem foi encaminhada.
Corpo do artigo
Nas últimas horas, vários orgãos de comunicação social noticiaram que a rede social WhatsApp está a testar uma nova funcionalidade: um alegado recibo de leitura com três vistos azuis, indicativo de que uma mensagem foi encaminhada para um outro contacto. Alguns rumores dizem, inclusive, que esta função já está disponível para alguns utilizadores sob a designação de "Recibo de leitura avançado".
A informação é atribuída ao portal WABetainfo, conhecido por divulgar funcionalidades do WhatsApp em fase de testes na versão beta da aplicação. Contudo, a empresa não tem, até ao momento, qualquer nota sobre os três vistos azuis. A página oficial do WhatsApp na Internet só faz referência aos três recibos de leitura já conhecidos:
- Um visto cinzento indica que a mensagem foi enviada com sucesso;
- Dois vistos cinzentos indicam que a mensagem "foi entregue com sucesso ao telemóvel ou a quaisquer outros dispositivos associados do destinatário";
- Dois vistos azuis indicam que a mensagem foi aberta pelo destinatário.
Não excluindo a possibilidade de o WhatsApp desenvolver um novo recibo de leitura, não há para já sinais de que esteja a ser testado ou já disponível para alguns utilizadores.
Desejo de um novo recibo de leitura alimenta rumores
No início de fevereiro, as redes sociais, em especial o TikTok, encheram-se de relatos de que um novo recibo de leitura estaria a caminho. Dessa vez, três vistos azuis significariam uma captura de ecrã por parte do destinatário da mensagem. Esta informação, que se revelou falsa, começou a circular no final de 2021 e no início de 2022.
A Meta, empresa detentora do WhatsApp, costuma anunciar publicamente o desenvolvimento e posteriores testes de uma nova ferramenta ou funcionalidade. Por mais que possa agradar aos utilizadores saber se alguém encaminhou uma mensagem privada ou fez uma captura de ecrã, tudo não passa de um rumor. Pelo menos, por agora.