Pau Rigo, que atingiu um dos ladrões a tiro, foi considerado culpado do crime de homicídio. Júri pede indulto do Governo para que o idoso não tenha de cumprir pena.
Corpo do artigo
O Tribunal de Júri declarou culpado um idoso que matou um assaltante em sua casa, em Porreres, Maiorca, nas Ilhas Baleares. Com cinco votos a favor e quatro contra, Pau Rigo, de 83 anos, foi considerado culpado do crime de homicídio, pelo qual o Ministério Público pede uma pena de três anos e nove meses de prisão, noticiam os meios de comunicação espanhois. De referir que o mesmo júri aprovou um pedido de indulto ao Governo, de forma a exonerá-lo da condenação.
O episódio ocorreu na manhã do dia 24 de fevereiro de 2018. Um dos acusados, conhecido como Pep, sabia que o idoso guardava uma grande quantia de dinheiro em casa e sugeriu a outro dos réus, Marcos Rotger, que organizassem um assalto. À dupla juntaram-se os irmãos Fredy e Mauricio Escobar, de 25 anos.
Os criminosos dividiram tarefas: ficou definido que os irmãos entrariam em casa para roubar o recheio do cofre e os outros dois estariam no exterior à espera para uma fuga de carro. Fredy esperou que Rigo saísse e agarrou-o por trás, tapando-lhe a boca e exigindo-lhe que entregasse o dinheiro. Enquanto isso, Mauricio atirou a mulher do idoso para a cama, de forma a concretizarem o assalto.
No entanto, quando estavam já com o dinheiro na mochila e prontos a escapar, foram surpreendidos por Rigo, que pegou numa espingarda e atingiu Mauricio na barriga. Fredy rapidamente conseguiu tirar a arma das mãos do idoso, batendo-lhe em várias partes do corpo. Depois, saiu de casa com o dinheiro, levando o irmão ferido. Mauricio viria a morrer no hospital.