Um tribunal federal de recurso dos EUA emitiu, esta quinta-feira, uma suspensão temporária de uma decisão judicial que teria bloqueado muitas das tarifas do presidente norte-americano Donald Trump, para permitir que o processo de recurso continue.
Corpo do artigo
A ordem, conhecida como suspensão administrativa, significa que, por enquanto, as tarifas permanecem em vigor e não serão bloqueadas após dez dias, conforme determinado pelo tribunal inferior.
Desde que voltou ao poder, em janeiro, Trump transformou os laços comerciais do país com o Mundo, usando a imposição de tarifas como tática de negociação. Em abril, o presidente americano anunciou tarifas para quase todos os parceiros comerciais, com um mínimo generalizado de 10%, além de taxas mais elevadas para dezenas de outros países, incluindo a China e os estados-membros da União Europeia, suspensas desde então.
O Tribunal de Comércio Internacional, composto por três juízes, decidiu na quarta-feira que Trump excedeu-se nas suas funções, proibindo a cobrança da maioria das tarifas anunciadas. A decisão servia tanto para as tarifas alfandegárias cobradas do Canadá, México e China, cujo objetivo, segundo Trump, seria incentivar estes países a combater o tráfico de fentanil, como para as taxas adicionais de 2 de abril sobre todos os produtos que entram nos Estados Unidos, de 10% a 50%, dependendo do país de origem.
Contudo, a decisão mantinha intactas as tarifas de 25% para as indústrias automóvel, do aço e do alumínio.
Os advogados do governo Trump apresentaram um recurso contra a sentença. No entanto, um tribunal de recurso acatou o pedido do governo.