Um incêndio deflagrou, esta quarta-feira, a bordo de um navio com três mil veículos elétricos nos Países Baixos. Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas.
Corpo do artigo
O alerta foi dado pouco depois da meia noite (hora local). O incêndio deflagrou no Fremantle Highway, um navio com três mil veículos elétricos a bordo, a cerca de 14,5 milhas náuticas da ilha de Ameland. A possível causa do incêndio foi um veículo elétrico.
"Todos os 23 tripulantes foram retirados do navio" com o uso de helicópteros e um barco, disse a guarda costeira holandesa. "A equipa tentou apagar o fogo sozinha, mas não conseguiu. Infelizmente, uma pessoa morreu e várias outras ficaram feridas", acrescentou.
Pelo menos sete tripulantes saltaram para o mar e foram resgatados da água, enquanto os restantes foram levados de helicóptero. Os tripulantes feridos foram levados para as cidades do norte de Lauwersoog e Eelde e deixados sob os cuidados de técnicos de emergência pré-hospitalar. "Todos sofreram problemas respiratórios, mas nenhum está em perigo grave", disse à AFP um oficial de segurança da região de Drenthe.
"O incêndio ainda está intenso a bordo", disse a guarda costeira, numa atualização posterior, acrescentando que o navio estava a tombar.
O Fremantle Highway é um navio de 18.500 toneladas e navegava entre Bremerhaven, na Alemanha, e Port Said, no Egito, quando o incêndio começou. O navio está atualmente perto de Ameland, uma das quatro ilhas frísias ecologicamente sensíveis, situadas na área de Waddensee.
A área, que foi declarada Património Mundial da UNESCO, possui uma rica diversidade de mais de 10 mil espécies aquáticas e terrestres, incluino mais de 140 espécies de peixes, das quais cerca de 20 passaram toda a sua vida nas áreas de maré ao longo das famosas planícies de lama das ilhas. A área também tem uma grande população de focas e golfinhos.
Cerca de 340 contentores caíram de um dos maiores navios do Mundo após uma tempestade na mesma área no início de 2019, espalhando quilómetros de costa intocada com plástico. O incidente mais grave dos últimos tempos na movimentada costa holandesa aconteceu em dezembro de 2012, quando o navio Baltic Ice colidiu com um navio e afundou. Onze tripulantes morreram nesse incidente.