Trocas comerciais entre Portugal e o Reino Unido "cresceram 51% no último ano"
Chris Barton, comissário para o Comércio do Reino Unido, esteve no Porto para analisar a relação económica entre os dois países e explicou ao JN que as trocas comerciais "estão num nível muito positivo", destacando a área tecnológica como uma das que tem tido maior peso nas relações bilaterais.
Corpo do artigo
"No último ano, as trocas comerciais entre os dois países cresceram cerca de 51%. Durante a minha passagem por Portugal percebi a diversidade de elementos que constituem as nossas relações comerciais e os investimentos. Posso dizer que o atual quadro é muito próspero", concluiu Chris Barton, depois de, ao longo de três dias, ter marcado presença em eventos bilaterais na área da economia e negócios com a Câmara de Comércio Luso Britânica, a Universidade do Porto e outras empresas e instituições locais.
O comissário do Comércio britânico, que tem "como principal função ajudar as empresas do Reino Unido a exportar para a Europa", detalhou que as exportações em ambos os sentidos "estão num nível muito positivo", uma vez que "as empresas britânicas e portuguesas são o melhor exemplo da importância da ligação bilateral". Embora aponte o turismo como a área que tem sustentado os laços comerciais entre portugueses e britânicos ao longo dos últimos anos, Chris Barton apontou a tecnologia como um fator-chave para o futuro.