A última atualização sobre a guerra na Ucrânia dos serviços de informações do Ministério da Defesa britânico traça um cenário desolador sobre a moral e falta de disciplina do exército russo. Fadiga, muitas baixas e falta de pagamento estão entre os principais motivos apontados para o problema.
Corpo do artigo
Segundo explica o comunicado divulgado esta madrugada, o salário base dos militares russos é muito baixo, mas depois é aumentado "por uma complexa variedade de bónus e subsídios". Sobre o conflito que decorre há mais de seis meses na Ucrânia, o Reino Unido acredita que existem "problemas significativos com bónus de combate", que não estarão a ser pagos, provavelmente devido "à burocracia militar ineficiente, ao status legal incomum da 'operação militar especial' e pelo menos a alguma corrupção direta entre os comandantes".
"Os militares russos falharam consistentemente em fornecer direitos básicos às tropas destacadas na Ucrânia, incluindo uniformes, armas e alimentação apropriados, bem como salários. Isso certamente contribuiu para a continuidade da moral frágil de grande parte da força", conclui a curta avaliação divulgada periodicamente pelo Reino Unido.
1566285175830478850