A capacidade do tráfego aéreo na região de Genebra, no oeste da Suíça, foi reduzida para metade esta manhã devido a uma inundação no centro de controlo, na sequência de trovoadas.
Corpo do artigo
"Está em vigor uma redução de 50% da capacidade na região de Genebra. A situação está a ser alvo de acompanhamento e avaliação de forma contínua", afirmou hoje a empresa de controlo do tráfego aéreo Skyguide, num comunicado.
"Após uma inundação na cave do centro de controlo de tráfego aéreo suíço em Genebra, o sistema de refrigeração voltou a funcionar após cerca de duas horas. Evitou-se assim o risco de sobreaquecimento dos sistemas de controlo de tráfego aéreo", explicou a Skyguide.
A empresa não deu até ao momento qualquer indicação de quando é que a situação poderá regressar ao normal.
Por seu turno, o aeroporto de Genebra, cujo tráfego é interrompido à noite e retoma às 6 horas locais (5 horas em Portugal continental), pediu aos passageiros que verificassem se os seus voos foram afetados antes de se dirigirem para o aeroporto, numa mensagem na rede social X (antigo Twitter).
De acordo com a aplicação de tráfego aéreo Flightradar24, um voo da companhia aérea easyJet vindo do Porto, que deveria aterrar em Genebra às 9 horas (8 horas em Portugal continental), foi cancelado, assim como o voo de regresso à cidade portuguesa, às 10 horas (9 horas em Portugal continental).
Pelo contrário, um voo da easyJet vindo de Lisboa deverá aterrar em Genebra, como previsto, às 10.30 horas (9.30 horas em Portugal continental), referiu o Flighradar24.
De acordo com o portal do aeroporto de Genebra, a infraestrutura tem voos regulares de ligação a Lisboa, Funchal, Faro e Porto, operados pelas companhias aéreas TAP Portugal, easyJet e Swiss International Air Lines