
Foto: Tasos Katopodis/Getty Images via AFP
O presidente norte-americano Donald Trump anunciou, esta segunda-feira, uma nova classe de navios de guerra fortemente armados que receberão o seu nome, uma honra geralmente reservada a líderes que já deixaram o cargo.
Inicialmente, serão construídos dois navios da classe Trump, mas esse número poderá aumentar substancialmente no futuro, de acordo com o presidente, que afirmou que serão "alguns dos navios de guerra de superfície mais letais" e "o maior navio de guerra da história do nosso país".
Trump fez o anúncio na sua residência em Mar-a-Lago, na Florida, ao lado do chefe do Pentágono, Pete Hegseth, do secretário de Estado, Marco Rubio, e do secretário da Marinha, John Phelan.
O líder dos EUA afirmou que os navios pesarão entre 30 mil e 40 mil toneladas e serão armados com mísseis e canhões, além de armamentos ainda em desenvolvimento, como lasers e mísseis hipersónicos. "Eles também transportarão os mísseis de cruzeiro lançados do mar com ogivas nucleares que estão atualmente em desenvolvimento", disse Trump.
O anúncio de Trump ocorreu poucos dias depois de a Marinha divulgar planos para uma nova classe de navios - fragatas apelidadas de FF(X) que "complementarão os navios de guerra maiores e multimissão da frota". Phelan afirmou que a FF(X) será baseada num projeto existente do estaleiro HII, que já está em uso pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, e que o objetivo é que a primeira das novas fragatas esteja na água até 2028.
