O presidente norte-americano, Donald Trump, disse esta quarta-feira que manteve uma “conversa muito boa” com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, para “alinhar as exigências e necessidades” de Kiev e Moscovo sobre um cessar-fogo no conflito.
Corpo do artigo
“Estamos muito no bom caminho”, declarou Trump, através da rede Truth Social, no final do telefonema com Zelensky, um dia depois de ter falado com o presidente russo, Vladimir Putin, que concordou com uma trégua de 30 dias limitada a ataques a infraestruturas e alvos energéticos.
O presidente norte-americano disse que “a conversa muito boa” com o homólogo ucraniano durou cerca de uma hora e teve como base a ligação telefónica realizada na terça-feira com Putin, de modo “a alinhar as exigências e necessidades da Rússia e da Ucrânia”.
Donald Trump indicou que pediu ao secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e ao conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Michael Waltz, que transmitam mais detalhes sobre a conversa com o líder ucraniano numa declaração futura.
Trump e Putin concordaram na terça-feira lançar o processo de paz com a Ucrânia com um cessar-fogo de 30 dias parcial, inicialmente focado em infraestruturas e instalações energéticas.
De acordo com a Casa Branca (presidência norte-americana), o processo, que o Governo ucraniano terá de aprovar, inclui negociações técnicas para alcançar “um cessar-fogo marítimo no Mar Negro, um cessar-fogo abrangente e uma paz duradoura”.
Por sua vez, a presidência russa observou que, durante a chamada com Trump, Putin insistiu que qualquer resolução para o conflito deve incluir o fim de toda a assistência militar e de informações ocidentais à Ucrânia.
No entanto, o presidente norte-americano disse mais tarde à estação Fox News que o líder russo não lhe tinha pedido para terminar a ajuda à Ucrânia e que a questão nem sequer foi mencionada, tendo sido posteriormente desmentido a esse respeito pelo porta-voz do Kremlin (presidência russa).
Zelensky manifestou abertura para aceitar a trégua parcial, embora tenha afirmado que precisa de conhecer os detalhes primeiro, ao mesmo tempo que advertiu que as condições estabelecidas por Putin visam enfraquecer a Ucrânia e mostram que o líder russo não está pronto para acabar com a guerra.
Já hoje, condenou um ataque em grande escala da Rússia contra o sistema energético ucraniano, lançado pouco depois de Putin ter dito que tinha ordenado ao seu Exército que aplicasse de imediato a trégua.
O enviado norte-americano para a Ucrânia e Rússia, Steve Witkoff, disse hoje esperar um cessar-fogo total na Ucrânia "dentro de duas semanas" e revelou que as negociações com equipas técnicas de Moscovo e Kiev terão lugar em Jeddah, na Arábia Saudita, a partir de segunda ou terça-feira.