O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na terça-feira que perdoou Ross Ulbricht, o homem por detrás do mercado online "Silk Road", que facilitou a venda de milhões de dólares de droga.
Corpo do artigo
Em 2015, Ulbricht foi condenado a prisão perpétua depois de ter sido condenado por ser o mentor da plataforma da "dark web", lançada em 2011, na qual cerca de 200 milhões de dólares (cerca de 192 milhões de euros no câmbio atual) em estupefacientes foram vendidos a clientes em todo o Mundo.
Ulbricht, que dirigia a "Silk Road" sob o pseudónimo de “Dread Pirate Roberts” e que também tinha sido acusado de ter encomendado cinco homicídios, foi condenado a duas penas de prisão perpétua por distribuição de estupefacientes e empreendimento criminoso.
A plataforma era uma espécie de "marketplace" para o crime, onde era transacionada a compra de droga, armas e até homicídios, com o pagamento realizado apenas através da criptomoeda Bitcoin.
No ano passado, durante a campanha eleitoral, Trump prometeu libertar Ulbricht durante um discurso na Convenção Nacional Libertária, na tentativa de obter o apoio do partido.
“Acabei de telefonar à mãe de Ross William Ulbricht para lhe dizer que, em honra dela e do Movimento Libertário, que me apoiou tanto, tive o prazer de assinar o perdão total e incondicional do seu filho”, disse Trump numa publicação da sua rede social, Truth Social, um dia depois de ter tomado posse.
O caso de Ulbricht tornou-se uma causa polémica nos círculos libertários, com os seus apoiantes a criticarem a condenação como um exagero do governo e contra os princípios do mercado livre.
“A escumalha que trabalhou para o condenar eram alguns dos mesmos lunáticos que estiveram envolvidos no ataque moderno do governo contra mim”, disse Trump na terça-feira.
Trump tem afirmado repetidamente que as acusações criminais federais e estaduais apresentadas contra ele foram politicamente motivadas.
O republicano já prometeu anteriormente impor a pena de morte a traficantes de droga - embora a promessa de libertar Ulbricht tenha arrancado aplausos da multidão em maio passado.
O Partido Libertário apresenta habitualmente candidatos menores que promovem ideias populares de governo limitado, como a legalização da marijuana, ao mesmo tempo que defendem ideias mais radicais como a abolição da agência federal de cobrança de impostos ou da segurança social.