Trump troca foto de Biden por "caneta automática" na galeria de retratos presidenciais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ironizou Joe Biden, na quarta-feira, ao colocar uma foto de uma "autopen" (caneta automática, em tradução livre) em vez de uma do antecessor, na nova galeria de retratos presidenciais na Casa Branca.
Corpo do artigo
A foto, em preto em branco, mostra um "autopen" e a assinatura de Biden num papel, em vez do retrato do ex-presidente democrata, na nova "Calçada da Fama", localizada na colunata junto ao roseiral da Casa Branca. "A Calçada da Fama Presidencial chegou à colunata da Ala Oeste. Esperem só para vê-la", publicou no X a assessora de Comunicações de Trump, Margo Martin, juntamente com um vídeo da exposição.
A câmara percorre uma fileira de retratos em preto e branco, emoldurados em ouro, pendurados ao longo da colunata, até chegar finalmente à imagem do "autopen" que representa Biden.
A Casa Branca publicou separadamente uma foto do próprio Trump, cujas fotos como 45.º e 47.º presidente dos Estados Unidos ladeiam Biden.
Joe Biden's portrait is an actual auto pen... hilarious pic.twitter.com/Ihxt4KlIqu
- Den ⚡️ (@stoicblock) September 24, 2025
O presidente de 79 anos ataca o antecessor de 82 anos de forma reiterada, tentando culpá-lo por uma série de problemas, incluindo a inflação e as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza. Trump acusa também Biden de ter utilizado excessivamente a "autopen", que serve para assinar automaticamente indultos e outros documentos. O republicano e os seus aliados no Congresso asseguram que a caneta fazia parte de um plano para ocultar a deterioração cognitiva do antigo presidente norte-americano.
Trump realizou várias mudanças significativas na decoração da Casa Branca, que tem mais de 200 anos. O republicano alterou o visual do Salão Oval com ornamentos dourados, instalou mastros de bandeira e agora está a construir um salão de festas gigante, aparentemente financiado do próprio bolso. Também moveu um quadro do democrata Barack Obama do seu lugar original e, rompendo com a tradição, pendurou vários retratos de si mesmo na Casa Branca. Além disso, mostrou um senso de humor peculiar: na entrada da Sala Oval, há a reprodução de uma capa de jornal que exibe o seu "mugshot", a fotografia que lhe foi tirada pela polícia de Atlanta, Geórgia, em 2023.