O presidente norte-americano anunciou que vai duplicar as taxas contra o aço e o alumínio do Canadá. Em vez de 25%, os importadores dos Estados Unidos pagarão 50%. Donald Trump, que quer acabar com a indústria automóvel canadiana, lançou a medida após Ontario anunciar que tributará a eletricidade que envia para os EUA.
Corpo do artigo
O chefe de Estado norte-americano escreveu, esta terça-feira, que instruiu o secretário do Comércio para colocar uma tarifa extra de 25% ao aço e ao alumínio do Canadá a partir desta quarta-feira. No dia 12 de março já estava previsto a implementação de taxas de 25% contra tais produtos exportados de qualquer país para os EUA, mas, no caso canadiano, tais bens serão tributados em 50%.
"Em breve, declararei Emergência Nacional de Eletricidade na área ameaçada", afirmou Trump. A medida surge após o governador de Ontario, Doug Ford, anunciar que vai tributar em 25% a eletricidade que sai desta província canadiana para os Estados Unidos - o que aumentaria os preços para 1,5 milhões de consumidores norte-americanos nos estados de Nova Iorque, Michigan e Minnesota.
"O presidente Trump lançou uma guerra comercial e tarifária não provocada com o amigo e aliado mais próximo da América. Até que a ameaça das tarifas desapareça para sempre, não recuaremos", disse Ford, pouco depois da publicação do líder da Casa Branca.
O chefe de Estado norte-americano criticou ainda as tarifas canadianas a produtos derivados de leite dos EUA e ameaçou a indústria automóvel do gigante do Norte. "Se outras tarifas flagrantes e de longa data não forem igualmente eliminadas pelo Canadá, aumentarei substancialmente, no dia 2 de abril, as tarifas sobre os automóveis que entram nos EUA, o que, essencialmente, encerrará permanentemente o setor de fabrico de automóveis no Canadá. Estes carros podem ser facilmente fabricados nos EUA!", acrescentou.
O dia 2 de abril é a data em que Trump quer implementar as taxas alfandegárias recíprocas, o que deve atingir o Canadá, o México, a China, além do Brasil, da Índia e dos países da União Europeia.