
JEWEL SAMAD/AFP
O canal de televisão National Geographic exibe, este domingo, um filme sobre a captura de Bin Laden, na qual Obama teve um papel fundamental. Mas a dois dias das eleições, há quem considere ser um ato de propaganda.
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A captura e morte do antigo líder dos Talibã, Osama bin Laden, a 2 de maio do ano passado, foi uma das maiores vitórias da Administração Obama em matéria de política externa.
Por isso, a exibição do filme "Seal Team Six: the Raid on Osabama bin Laden", esta noite pelo canal de televisão por cabo National Geographic, é considerado por algumas vozes próximas do candidato republicano, Mitt Romney, um ato de propaganda a favor da reeleição de Barack Obama na terça-feira.
Não só porque é exibido em vésperas do dia da eleição, mas, também, por ter sido produzido por Harvey Weinstein, um dos mais proeminentes apoiantes e financiadores da campanha do candidato democrata, segundo o jornal "New York Times".
Em declarações à France Press, o diretor do filme negou estar a fazer propaganda à política do atual presidente dos EUA ou que tenha a intenção de atrair os milhões de eleitores indecisos a menos de 48 horas da votação.
"Este filme nunca foi escrito ou filmado com essa intenção", esclareceu John Stockwell. O argumentista, por seu lado, explica que a data de lançamento (o filme estará nas salas de cinema na quinta-feira) prende-se com o facto de se quererem antecipar a uma outra película sobre o mesmo tema. "Zero Dark Thristy" deverá ser lançado no dia 19 de dezembro.
Uma sondagem realizada para o "Wall Street Journal" e a NBC, ontem divulgada, dá vantagem a Barack Obama no Ohio e na Flórida, dois "swing states", cujos votos podem ser determinantes para eleger o vencedor.
