O líder do Syriza, partido vencedor das eleições na Grécia, vai reunir-se, esta segunda-feira de manhã, com o presidente do partido de direita nacionalista Gregos Independentes (ANEL), para explorar a possibilidade de formar um Governo conjunto.
Corpo do artigo
Segundo informou o Syriza, Alexis Tsipras encontra-se com Panos Kammenos às 08.30 horas, depois de receber do presidente da República, Károlos Papulias, a tarefa de formar Governo.
A reunião com Kamenos tem como objetivo confirmar o "apoio e a eventual participação do ANEL no novo Governo", informou o partido anti-austeridade, indicando que a intenção é formar um executivo, o mais tardar, até à manhã de quarta-feira.
Ainda durante o dia, Alexis Tsipras deverá também manter encontros com os líderes do partido de centro-esquerda To Potami (O Rio) e do partido comunista KKE, Stavros Theodorakis e Dimitris Kutsumbas, respetivamente, apesar de ainda não ter sido fechado um compromisso nesse sentido.
O Syriza obteve uma vitória clara, com 36,34% dos votos, elegendo 149 deputados, menos dois do que os 151 necessários para a maioria absoluta, quando estavam contados 99,8% dos votos.
Os conservadores da Nova Democracia, atualmente no poder, contavam com 27,81%, percentagem que corresponde a 76 assentos.
Já o terceiro partido mais votado foi o neonazi Aurora Dourada, seguido do To Potami, com 6,28% e 6,05%, ambos com 17 deputados.
Seguiam-se os comunistas do KKE, com 5,47% (15 deputados) e os Gregos Independentes ANEL, e os socialistas do Pasok, com 4,75% e 4,68% dos votos, respetivamente, ambos com 13 deputados.