Um turista alemão morreu em Maiorca, Espanha, arrastado por uma onda originada por um tsunami meteorológico.
Corpo do artigo
O fenómeno de ondas fortes e repentinas que entram terra adentro não foi causado por um sismo, como é mais conhecido, mas por condições meteorológicas específicas, como a baixa pressão atmosférica.
Aconteceu na segunda-feira em Cala Egos, Maiorca, Espanha. Um tsunami meteorológico com ondas de um metro de altura inundou praias, restaurantes e estradas. A velocidade que as ondas atingem depende da profundidade marítima. "Com 80 metros de profundidade média, as ondas atingem 100 quilómetros/hora", explicou Agusti Jansà, ex-diretor da agência de meteorologia das Baleares, ao jornal La Vanguardia.
Um casal alemão que estava de férias com os dois filhos descia umas escadas nas rochas em direção ao mar quando foi surpreendido pela força das ondas. O homem, de 53 anos, foi arrastado pelo mar e resgatado mais tarde, já cadáver. A mãe conseguiu segurar um dos filhos e o outro foi salvo por um praticante de canoagem.
oVXlBAE84yA
Nas imagens gravadas e divulgadas na internet vê-se um homem que seguia num pequeno bote a conseguir agarrar-se a uma corda quando a embarcação virou e uma zona de restaurantes e um parque infantil inundados.