
Tuubarão foi encontrado no mar das Caraíbas
Florian Delée / unsplash
Um tubarão da Gronelândia com cerca de 500 anos, que vive no fundo do mar, foi encontrado, por acaso, a milhares de quilómetros do seu habitat natural, na Costa de Belize, nas Caraíbas, por um grupo de cientistas.
Corpo do artigo
Este é um caso raro, uma vez que a espécie em questão costuma permanecer no fundo do mar e, por isso, há poucos avistamentos destes animais, explica o jornal "Huffpost". Além disso, este tubarão foi avistado a milhares de quilómetros do seu habitat natural.
Os tubarões da Gronelândia são considerados os animais vertebrados com mais longevidade do planeta, podendo viver entre 250 e 500 anos. Esta espécie vive no fundo do mar gelado no Ártico, porque é praticamente cega e move-se de acordo com o campo magnético da Terra.
Os estudos científicos existentes, citados pelo "Huffpost", mostram ainda que estes tubarões crescem em média apenas um centímetro por ano, fator apontado pelos investigadores para oseu elevado tempo de vida.
Embora seja inesperado encontrar um tubarão da Gronelândia perto de um recife de coral nas Caraíbas, é plausível, segundo explica o "Business Insider". A encosta do recife atinge profundidades de até 2895 metros, oferecendo um ambiente frio e escuro adequado para estes animais.

