O tufão Haikui, o primeiro a passar diretamente sobre Taiwan em quatro anos, atingiu este domingo a costa leste da ilha, anunciou o Gabinete Meteorológico taiwanês.
Corpo do artigo
"O tufão chegou a Taitung por volta das 15.40 horas [hora local, 8.40 horas em Portugal continental], um pouco mais cedo do que o previsto, porque está a deslocar-se mais rapidamente", disse um meteorologista de Taiwan à agência francesa AFP.
Uma hora antes de atingir a costa, a tempestade, que foi classificada como "tufão muito forte", movia-se a cerca de 22 quilómetros por hora, de acordo com o Gabinete Meteorológico.
A parte exterior da tempestade só deverá deixar a ilha no final de segunda-feira, segundo os técnicos do gabinete.
O Haikui é a primeira grande tempestade a atingir Taiwan desde o tufão Bailu, em agosto de 2019.
As autoridades transferiram centenas de pessoas para zonas seguras na área de Taitung, onde o Haikui atingiu a costa, e também suspenderam as operações em pelo menos três linhas ferroviárias na ilha.
Partes do sul de Taiwan estavam sob aviso de chuvas "extremamente fortes ou torrenciais", que poderão atingir 700 milímetros em algumas zonas montanhosas, segundo a agência espanhola EFE.
De acordo com a plataforma de localização de furacões Zoom Earth, o Haikui poderá atingir a costa sudeste da China ao início da manhã de terça-feira, enfraquecendo de intensidade para a categoria de tempestade tropical severa.
A província vizinha de Guangdong e as vizinhas regiões de Hong Kong e Macau, mais a sul, estiveram em alerta máximo este fim de semana devido à passagem do supertufão Saola.
A tempestade tornou-se uma depressão tropical depois de ter atingido a costa por volta do meio-dia (hora local) de sábado.