O tufão Soudelor, que provocou cinco mortes em Taiwan, tocou terra este domingo na China, mais enfraquecido, devendo converter-se em depressão tropical ao final do dia.
Corpo do artigo
Segundo as informações difundidas pelo Centro Meteorológico chinês e pela agência Xinhua, as chuvas torrenciais abateram-se sobre a província de Fujian, no sudeste da China, causando inundações, sem que tenha sido reportada, inicialmente, a ocorrência de vítimas ou danos de maior.
No entanto, mais tarde confirmou-se a morte de oito pessoas em Hangzhou, sendo que pelo menos 163 mil pessoas foram retiradas das províncias costeiras de Fujian e Zhejiang devido à aproximação do Soudelor.
Mais de dois milhões de casas ficaram sem eletricidade e 530 voos foram cancelados, bem como 190 viagens de comboio de alta velocidade foram suspensas.
Segundo as previsões do Centro Meteorológico, o tufão deve converter-se numa depressão tropical este domingo à noite, movendo-se depois na costa leste até alcançar, na terça-feira, o Mar Amarelo.
Em Taiwan, o tufão Soudelor provocou o derrube de árvores, deslizamentos de terras, deixou sem eletricidade 1,5 milhões de casas e fez cinco mortos.