As equipas de resgate terminaram de entubar o túnel vertical perfurado ao lado do furo onde caiu Julen, de dois anos, no passado dia 13. Começou agora a descida dos mineiros numa cápsula.
Corpo do artigo
Durante a madrugada desta quinta-feira ficaram concluídos os trabalhos que decorriam para entubar o túnel vertical de 60 metros que foi perfurado nos últimos dias, no sentido de garantir condições de segurança aos mineiros que vão descer terra adentro.
Depois de vários contratempos na perfuração, como um erro de cálculo e uma zona de rocha imprevista, é agora a vez da descida de dois a três mineiros, numa cápsula metálica, que vão escavar uma galeria horizontal para se aproximarem do lugar onde se pensa que estará a criança de dois anos, que caiu no passado dia 13, próximo da sua casa em Totalán, em Málaga, na Espanha.
10464586
10463463
Pelas 15 horas locais (14 horas em Portugal continental), a cápsula foi posicionada na boca do túnel para que os mineiros iniciem a descida, segundo os meios de comunicação social espanhóis, mas a entrada aconteceu apenas às 16.49 horas (hora de Portugal continental), segundo revela o "El Pais".
A escavação da galeria horizontal de cerca de 4 metros tem duração máxima prevista de 24 horas, segundo Ángel García Vidal, coordenador das operações, e o trabalho será realizado em turnos de 40 minutos.
Nas imediações do túnel o piso foi estabilizado, removendo terra, para evitar possíveis desmoronamentos durante a nova fase da operação - a mais crítica e perigosa.
Os mineiros irão enfrentar condições muito adversas a 55 metros de profundidade (os outros cinco metros do total de 60 do túnel será para depositar a terra escavada), pela falta de espaço, luz e oxigénio. Além disso, vão usar ferramentas manuais.
Segundo Julián Moreno, responsável dos bombeiros nesta operação de resgate, a cápsula está preparada para, em caso de urgência, ser içada de imediato para garantir a segurança dos mineiros.
1088439109780164609