O primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, disse, esta quinta-feira, que o homólogo israelita, Benjamin Netanyahu, é "tão criminoso" como os terroristas responsáveis pelo massacre de Paris.
Corpo do artigo
"Ao encabeçar um Governo que bombardeia crianças que estão a brincar nas praias de Gaza, ao encarar com naturalidade a matança de palestinianos, ao matar os nossos cidadãos em águas internacionais quando se encontram a bordo de navios humanitários, Netanyahu comete um crime contra a humanidade igual ao dos terroristas que cometeram o massacre de Paris", acusou o chefe do Governo turco, antes de partir para Bruxelas onde se vai reunir com altos responsáveis da União Europeia.
Com esta acusação, o primeiro-ministro Davutoglu reforça as críticas do Presidente da Turquia, Racep Tayyip Erdogan, que criticou o chefe do executivo israelita pela participação na manifestação contra os atentados no jornal "Charlie Hebdo", em Paris.
O primeiro-ministro de Israel pediu na quarta-feira à comunidade internacional para repudiar os "comentários vergonhosos" de Erdogan, acrescentando que a "guerra contra o terror só terá êxito se for conduzida com clareza moral".
Davutoglu voltou a defender o Presidente turco, sublinhando que a presença de Netanyahu em Paris "não foi apropriada", pois, afirmou, "ficou isolado".