O exército da Turquia e as forças da coligação internacional lançaram esta quarta-feira uma operação que visa expulsar os extremistas do grupo Estado Islâmico da cidade síria de Jarablos, perto da fronteira turca.
Corpo do artigo
"Jarablos será rapidamente limpa de elementos do Daesh", disse Ala Efka, ministro turco do Interior, o primeiro responsável turco a reagir a esta operação militar.
"A Turquia não pode tolerar que o seu território possa ser ameaçado por organizações terroristas", sublinhou.
"As Forças Armadas da Turquia e a Coligação Internacional de Forças Aéreas lançaram uma operação militar com o objetivo de 'limpar' o distrito de Jarablos, na província de Alepo, da organização terrorista Daesh" (acrónimo árabe do grupo extremista Estado Islâmico), refere um comunicado divulgado pelo gabinete do primeiro-ministro turco.
Jarablos é o último ponto de passagem controlado pelo EI na fronteira turco-síria.
O chefe da diplomacia turca, Mevlut Cavusoglu, anunciou, na terça-feira, que a Turquia iria dar "todos os tipos de apoio" à operação contra o grupo jiadista.
Por essa razão, Ancara ordenou a evacuação de uma localidade turca situada junto à fronteira, mesmo em frente àquela cidade síria.