Um tweet, introduzido por "hackers" na agência de notícias "Associated Press", que dava conta de duas explosões na Casa Branca e de ferimentos no presidente Barack Obama, custou 125 mil milhões de euros.
Corpo do artigo
A falsa notícia foi divulgada às 13.07 horas de 23 de abril de 2013 e, imediatamente, lançou o caos nos mercados financeiros.
O índice Dow Jones teve uma queda brutal de 143,5 pontos e o Index Standards&Poor perdeu cerca de 125 mil milhões, em segundos. O tweet foi reproduzido quatro mil vezes em escassos minutos. Após ter sido reposta a verdade, tudo voltou à normalidade.
Na base da perda de dinheiro, estão algoritmos, utilizados pelos analistas, que rapidamente utilizaram a informação do computador para proceder a venda e compra de ações. Os algoritmos funcionam de acordo com muitas variáveis e uma das funções é prever, de modo matemático, os acontecimentos futuros.
Denominado "Hack Crash", o tweet serve hoje para ser estudado e analisado de forma a prevenir episódios iguais ao de há dois anos. É estudada, com mais profundidade, a relação entre as redes sociais, o mercado financeiro e os algoritmos.