O governo da Ucrânia afirmou, nesta terça-feira, que abateu seis mísseis hipersónicos russos Kinzhal, durante um ataque noturno contra Kiev. Por sua vez, o regime de Moscovo diz qie atingiu todos os alvos que tinha na capital ucraniana.
Corpo do artigo
"Outro sucesso incrível da Força Aérea ucraniana! Durante a noite, nossos defensores do céu derrubaram SEIS mísseis hipersônicos russos Kinzhal e outros 12 mísseis", escreveu no Twitter o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov.
A Ucrânia anunciou há uma semana que derrubou pela primeira vez um míssil hipersônico Kinzhal, utilizando sistemas fornecidos pelos Estados Unidos.
Os mísseis Kinzhal ("punhal" em russo) são mais difíceis de interceptar do que outros tipos de projéteis.
O presidente russo, Vladimir Putin, apresentou este míssil em 2018 e classificou-o como "arma ideal", pela dificuldade de interceptação.
Kiev recebeu em meados de abril os primeiros Patriot, um dos sistemas de defesa antiaérea mais avançados dos Estados Unidos, utilizado para derrubar o primeiro míssil Kinzhal, mas não se sabe se foi esse o sistema que utilizou na última noite.
Alguns destroços caíram em vários bairros de Kiev, incluindo no zoológico da capital ucraniana, e três pessoas ficaram feridas, segundo o presidente da câmara da cidade, Vitali Klitschko.
Moscovo diz que "todos os alvos foram atingidos"
O ministro da Defesa russo diz que os locais onde as forças ucranianas guardam "as munições, as armas e o equipamento militar fornecidos pelos países do Ocidente" foram atingidos, tal como estava estabelecido na operação.