O presidente da Ucrânia prometeu recuperar a soberania da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, "da mesma forma" que recuperou a piloto Nadiya Savchenko, libertada pela Rússia esta quarta-feira.
Corpo do artigo
"Da mesma forma que conseguimos recuperar Nadiya, vamos recuperar o Donbass [as regiões separatistas do leste] e a Crimeia", disse Poroshenko numa cerimónia de condecoração da piloto ucraniana com a medalha de "Herói da Ucrânia".
5192534
A libertação de Nadiya Savchenko "é uma vitória comum", prosseguiu, afirmando ser "o princípio" e que Kiev fará todos os possíveis para libertar os outros ucranianos detidos na Rússia.
Ao agradecer, Nadiya Savchenko afirmou que "a Ucrânia tem o direito de existir e vai existir!"
Savchenko foi condenada na Rússia a 22 anos de prisão pela morte de dois jornalistas russos, acusação que negou sempre. A piloto foi libertada pela Rússia em troca de dois soldados russos condenados na Ucrânia por combaterem ao lado dos separatistas do leste do país.
Poroshenko agradeceu o apoio e a participação ativa de "toda a coligação pró-ucraniana", em particular os líderes dos Estados Unidos e da União Europeia, que "falaram claramente e exigiram com determinação o regresso a casa de Savchenko".