A Ucrânia recebeu o seu primeiro sistema de defesa aérea Iris-T entregue pela Alemanha, anunciou o ministro da Defesa ucraniano, Oleksiy Reznikov.
Corpo do artigo
"Uma nova era de defesa aérea começou na Ucrânia. Os Iris-Ts da Alemanha já estão aqui. Os NASAMS americanos estão a chegar", revelou Oleksiy Reznikov, numa publicação na rede social Twitter.
"Este é apenas o começo. E precisamos de mais. Não há dúvida de que a Rússia é um estado terrorista. Há um imperativo moral de proteger os céus da Ucrânia para salvar nosso povo", acrescentou.
A new era of air defence has begun in . IRIS-Ts from are already here. NASAMS are coming. This is only the beginning. And we need more. No doubt that russia is a terrorist state.
- Oleksii Reznikov (@oleksiireznikov) October 11, 2022
There is a moral imperative to protect the sky over in order to save our people. pic.twitter.com/jvbXUwDjc8
Em junho, o chanceler alemão Olaf Scholz prometeu a Kiev a entrega de sistemas Iris-T capazes de proteger uma grande cidade contra ataques aéreos.
Na segunda-feira, quando "uma chuva de mísseis russos caiu" sobre a Ucrânia, a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, garantiu que o primeiro desses equipamentos seria entregue a Kiev "nos próximos dias" e outros três no próximo ano.
O sistema Iris-T tem um alcance de 20 quilómetros de altura e 40 quilómetros de largura.
O próprio exército alemão possui mísseis do tipo Iris-T, mas não o sistema terra-ar completo.
Os Estados Unidos prometeram sistemas de mísseis terra-ar da NASAMS: dois para entrega nas próximas semanas ou meses e outros seis como parte da ajuda de longo prazo.