A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, abre, este sábado, em Tripoli, uma nova delegação da União Europeia na Líbia no âmbito de uma visita para conhecer os novos dirigentes do país.
Corpo do artigo
"Abrir uma delegação da União Europeia (UE) em Tripoli reflecte o compromisso da UE em manter relações estreitas com o povo líbio, tanto durante o período de transição política como no longo prazo", afirmou a responsável num comunicado enviado à imprensa.
Na agenda da visita da diplomata europeia estão encontros com o chefe do Conselho Nacional de Transição (CNT) Mustafa Abdeljalil, e com o novo primeiro-ministro, Abdel Rahim al-KiB, e a participação num fórum sobre os direitos das mulheres na Líbia.
Esta visita destina-se a reforçar o apoio da UE aos esforços do povo líbio para construir uma nova Líbia, baseada no Estado de direito, na democracia e nos direitos humanos.
A UE, que já disponibilizou mais de 155 milhões de euros em ajuda humanitária para a Líbia desde o início da crise, colocou à disposição do CNT 30 milhões de euros para as prioridades imediatas e para os esforços de estabilização, e mais 50 milhões para outros programas a longo prazo.