A Coreia do Norte lançou quatro mísseis balísticos, o que a União Europeia considera ser uma grave ameaça à segurança mundial.
Corpo do artigo
"Tudo isto mostra, mais uma vez, que as ameaças à segurança que o mundo enfrenta são graves e que se exige da União Europeia garantias de segurança e de confiança não só para com os nossos vizinhos mas também em locais longínquos", afirmou a alta representante da União Europeia (UE) para a Política Externa, Federica Mogherini, à chegada à reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros que se realiza esta segunda-feira em Bruxelas.
5707091
A alta representante disse também que a UE expressa solidariedade para com o Japão e a Coreia do Sul.
A Coreia do Norte lançou quatro mísseis balísticos com um raio de ação de mil quilómetros e que caíram no Mar do Japão, na Zona Económica Especial japonesa. Os disparos norte-coreanos realizaram-se às 07.06 horas locais (22.36 horas de domingo em Portugal continental).
O lançamento foi efetuado na base de Dongchang-ri, no norte do país, junto à costa, segundo informações que estão a ser difundidas pelo governo de Seul.
Trata-se do segundo ensaio militar com mísseis balísticos efetuado pela Coreia do Norte desde 12 de fevereiro, altura em que o líder Kim Jong-un anunciou que Pyongyang estava a ultimar o desenvolvimento de um ICBM - uma nova arma que pode atingir território norte-americano.