A alta-representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança condenou o "ataque bárbaro" com mísseis russos que danificou a embaixada de Portugal em Kiev. Também a presidente da Comissão Europeia afirmou que o "desrespeito de Putin pela lei internacional atingiu um novo patamar".
Corpo do artigo
"Mísseis russos danificaram a embaixada de Portugal em Kiev. Nenhuma representação diplomática ser um alvo ou ser atingida. Isto é mais um ataque bárbaro da Rússia contra alvos civis que indica que não há qualquer vontade de paz", escreveu a alta-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, na rede social X. A ex-primeira-ministra da Estónia apresentou "total solidariedade para com os funcionários diplomáticos" portugueses.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também recorreu à rede social para expressar "solidariedade com Portugal", como escreveu, em português. "Mais um ataque horrendo da Rússia contra Kiev. Desta vez contra um edifício que alberga a embaixada de Portugal e outros serviços diplomáticos. O desrespeito de [Vladimir] Putin pela lei internacional atingiu um novo patamar", criticou.