
Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia
Foto: Olivier Matthys / EPA
A UE vai disponibilizar 100 milhões de euros em ajuda humanitária ao Líbano, anunciou esta quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, indicando que o bloco já entregou 40 toneladas de material de assistência.
Ursula von der Leyen disse ter falado por telefone com o presidente do Líbano, Joseph Aoun, a quem transmitiu a "solidariedade da Europa", na sequência dos bombardeamentos israelitas, de acordo com uma mensagem publicada nas redes sociais.
"Estamos a mobilizar 100 milhões de euros em ajuda humanitária. Ontem [terça-feira] entregámos 40 toneladas de material de ajuda e planeamos organizar ainda mais voos humanitários", referiu.
Von der Leyen saudou a decisão do Governo libanês de proibir as atividades militares do movimento xiita libanês pró-iraniano Hezbollah, assim como o apelo de Beirute para que "cessem todas as hostilidades".
"Temos de garantir um Líbano soberano e estável para o seu povo", defendeu a presidente do executivo comunitário.
Há cerca de uma semana, o Hezbollah começou a visar território israelita no seguimento do início, em 28 de fevereiro, dos bombardeamentos israelo-americanos no Irão e da morte, que jurou vingar, do ex-líder supremo da República Islâmica Ali Khamenei.
Em resposta, Israel iniciou uma intensa campanha de bombardeamentos contra o sul e o leste do Líbano, além dos arredores do sul de Beirute. Os bombardeamentos israelitas prosseguira, enquanto o Hezbollah tem continuado alguns ataques de impacto limitado contra o norte do Estado hebraico.
Este início da violência, enquadrada na guerra do Irão, surgiu 15 meses depois de o Líbano e Israel terem chegado a um acordo de cessar-fogo para pôr fim a outro conflito, que já tinha causado mais 4.000 mortos no país entre 2023 e 2024.
Apesar do cessar-fogo em vigor desde novembro de 2024, Israel nunca deixou de alvejar alegadas posições do Hezbollah no Líbano, acusando o movimento xiita de sucessivas violações da trégua e manter as capacidades militares.
Desde o início da atual guerra no Irão, Israel lançou centenas de ataques aéreos nos arredores de Beirute, Vale de Bekaa e no sul do país, onde expandiu as posições militares que já ocupava antes do cessar-fogo.
De acordo com dados divulgados, na terça-feira, pela Unidade de Riscos e Desastres libanesa, pelo menos 570 pessoas foram mortas, mais de 1400 ficaram feridas e cerca de 759.000 estão deslocadas no Líbano devido aos bombardeamentos israelitas.
A intensa ofensiva aérea obrigou 759.300 pessoas a abandonar as suas casas, embora este número reflita apenas o número de deslocados que se registaram junto das autoridades competentes, indicou aquela unidade.
