Pelo menos quatro pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas devido à passagem de um tufão no Japão.
Corpo do artigo
Com rajadas de até 252 quilómetros por hora ao atingir a principal ilha de Kyushu, no sul do Japão, na manhã de quinta-feira, o tufão Shanshan tornou-se a tempestade mais poderosa deste ano e uma das mais fortes desde 1960. A tempestade enfraqueceu entretanto, com rajadas máximas de 162 quilómetros por hora às 17 horas locais (9 horas em Portugal continental), segundo o gabinete meteorológico.
O Shanshan surge na sequência do tufão Ampil, que provocou fortes chuvas que suspenderam centenas de voos e comboios este mês, mas provocou apenas ferimentos e danos ligeiros.
Os tufões na região têm-se formado perto da costa, intensificando-se mais rapidamente e durando mais tempo em terra devido às alterações climáticas, de acordo com um estudo divulgado no mês passado.