Em janeiro, José "Pepe" Mujica, antigo presidente do Uruguai, anunicou que estava de partida. Designado "o presidente mais pobre do mundo" por ter entregado a quase totalidade dos rendimentos de chefe de Estado a um programa de habitação social, José Mujica ficou conhecido por palavras célebres sobre o Mundo.
Corpo do artigo
Ecologia e política
"A grande crise não é ecológica, é política (...) Temos que perceber que a crise hídrica e da agressão ao meio ambiente não é a causa. A causa é o modelo de civilização que construímos. E o que temos que repensar é a nossa forma de viver."
20 de junho de 2012, discurso na reunião da ONU Rio+20
Utopia
"A minha história pessoal: a de um jovem que, assim como outros, quis mudar a sua época, o seu mundo, o sonho de uma sociedade libertária e sem classes. Os meus erros são, em parte, filhos do meu tempo. Obviamente, assumo-os. Mas, às vezes, grito com nostalgia: 'Quem me dera ter a força de quando éramos capazes de beber de tanta utopia!'"
24 de setembro de 2013, discurso na 68.ª Assembleia Geral da ONU
Consumismo
"Arrasamos as selvas verdadeiras e implantamos selvas anónimas de cimento. Enfrentamos o sedentarismo com andadores; a insónia com comprimidos, a solidão com a eletrónica. Somos felizes longe do eterno humano? Cabe fazer esta pergunta. Aturdidos, fugimos da nossa biologia, que defende a vida pela própria vida como causa superior, e suplantamo-la pelo consumismo funcional ao acúmulo."
Milagre da vida
"Pensem que a vida humana é um milagre, que estamos vivos por milagre e que nada vale mais do que a vida."
Canábis/Droga
25 de setembro de 2013, após reunir-se com o empresário americano David Rockefeller, com quem conversou sobre o objetivo da regulamentação da canábis no Uruguai.
"A canábis é um vício perigoso. Como qualquer vício, não é boa. Não aceito dizer-se que é melhor do que o cigarro."
"A tese central é tomar o mercado do narcotráfico e tentar identificar um público que consome, e que é clandestino, para não deixá-lo para o narcotráfico. E quando detetarmos que esse grupo está a cruzar a linha, podermos atendê-lo como doente."
Aborto e casamento igualitário
"Aplicamos um princípio muito simples: reconhecer os factos. O aborto é antigo como o mundo. O casamento gay, por favor, é mais antigo do que o mundo."
9 de março de 2014, entrevista ao jornal "O Globo"
"Presidente pobre"
"Já não sou um presidente pobre. Não vivo na pobreza, vivo com austeridade, com renúncia. Preciso de pouco para viver."
7 de setembro de 2012, entrevista à AFP
"Deram-nos a fama de presidente pobre. Não somos pobres, somos comedidos. Se tenho muito, tenho que perder muito tempo a cuidar dessas coisas. Se tenho o suficiente, vivo leve e sobra-me mais tempo."
17 de outubro de 2014, transmissão de rádio "O Presidente Fala"
Felicidade
"Vivi muitos anos sozinho, num calabouço. Houve noites em que, quando colocavam um colchão, eu ficava feliz. Repensei tudo. Se não carregarmos a felicidade dentro de nós e não se é feliz com pouco, não se é feliz com nada."
28 de outubro de 2014, resposta a jovens durante o programa de TV "Uruguai Decide".
Odiar
"Eu tenho a minha boa quantidade de defeitos, sou passional, mas no meu jardim há décadas que não cultivo o ódio, porque aprendi uma dura lição que a vida me impôs: que o ódio acaba a estupidificar-nos (...) O ódio é cego como o amor, mas o amor é criador e o ódio destrói-nos. Uma coisa é a paixão, outra coisa é cultivar o ódio. Já passei por tudo na vida. Ficar seis meses amarrado com arame, com as mãos nas costas. Sujar-me todo por não aguentar mais dentro de um camião (...) Ficar dois anos sem que me dessem banho e ter de lavar-me com uma caneca de água e um lenço. Já passei por tudo, mas não tenho ódio de ninguém."
20 de outubro de 2020, discurso ao deixar o Senado
Vencer
"Vencer na vida não é ganhar, é levantar-se e recomeçar a cada queda."
Morte
"Na minha vida, mais de uma vez a morte rondou a minha cama. Desta vez, parece que vem com a foice em punho, vamos ver o que acontece. Enquanto isso, enquanto eu puder, vou seguir com os meus companheiros, fiel ao meu modo de pensar e entretido com as minhas hortaliças, com as minhas galinhas, porque não se troca de pangaré no final do rio — sempre fui um torrão com patas e amo a terra. E enquanto o filme durar, eu vou estar por aqui."
29 de abril de 2024, conferência de Imprensa em que anunciou um tumor no esófago.
Grato
"A vida é tão bela que não faz sentido sacrificá-la por motivos estúpidos. Quanto ao resto, sou grato."
Fim
"O meu ciclo chegou ao fim. Sinceramente, estou a morrer. O guerreiro tem direito ao seu descanso."