Força de manutenção da paz conta atualmente com cerca de 10 000 soldados no sul do Líbano, provenientes de cerca de 50 países, incluindo 16 da União Europeia.
Corpo do artigo
A Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL, na sigla em inglês) foi criada em 1978 para supervisionar a retirada das tropas de Israel depois de estas terem invadido e ocupado o Sul do Líbano. As forças israelitas voltaram a invadir o país vizinho em 1982, tendo-se retirado em 2000. Na ausência de uma fronteira acordada, a ONU traçou uma fronteira entre o Líbano e Israel conhecida como Linha Azul, que a UNIFIL monitoriza e patrulha.
Segundo a agência Associated Press, a força conta atualmente com cerca de 10 000 soldados da paz no sul do Líbano, provenientes de cerca de 50 países, incluindo 16 da União Europeia. Aqueles que mais contribuem com tropas são a Indonésia, com 1231 forças de manutenção da paz, e a Itália, com 1068.
De acordo com a mesma agência noticiosa, estas forças dispõem de armas ligeiras e, embora tenham direito a autodefesa em determinadas circunstâncias, o seu papel é sobretudo de observação. Isto inclui patrulhas, monitorização e denúncia de violações da Resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que pôs fim aos combates de 2006 entre Israel e o Hezbollah. A força também presta apoio às comunidades locais.