
Animals Asia
Uma petição está a circular na Internet para libertar o urso polar "Pizza", que está em exibição, desde janeiro, no Centro Comercial Grandview, em Guanghou, na China.
Desde a inauguração em janeiro deste ano, o parque temático, localizado dentro de um centro comercial chinês, tem sido tema na imprensa de todo o mundo pelas piores razões. Uma organização de direitos de animais, sediada em Hong Kong, acusa o enclausuramento do urso polar "Pizza" como "cruel" e "horripilante".
Até ao momento, mais de 290 mil pessoas assinaram uma petição a pedir o encerramento do aquário que mantém o animal - agora conhecido como "o urso polar mais triste do mundo" - onde é usado para que o publico possa tirar "selfies".
A organização, a Animals Asia, publicou um vídeo do urso, filmado durante um visita ao parque, no qual se vê o animal visivelmente triste, deitado no chão. "Sem nenhum sitio para se esconder das fotos - com o público a bater na janela e a gritar. Nada é natural, não há tentativas para criar um ambiente que vá ao encontro das necessidades de um urso", lê-se na descrição do vídeo.
_UhP4bcYcsU
Inicialmente, a gerência do parque rejeitou as acusações de que "Pizza" estivesse a ser maltratado, afirmando que o urso polar "é bastante feliz". Mas, devido à pressão que o parque temático está a sentir, foi prometido à Animals Asia "uma melhor vida para os animais".
"No dia a seguir à nossa visita, seguindo as nossas recomendações básicas, o tratador dos ursos começou a fornecer neve aos animais", revelou Dave Neale.
O objetivo da organização seria fechar totalmente o parque temático, que também mantém presos lobos-do-mar, baleias brancas e morsas, no entanto não existem possibilidades de o fazer a curto prazo. A Animals Asia compromete-se, contudo, a continuar a lutar por uma melhoria das condições de vida de todos os animais enclausurados.
