Um utilizador do Twitter descobriu que a conta de uma menina com leucemia da Arábia Saudita, "Sara Ibrahim", era falsa. A história tocou muitas pessoas que doaram dinheiro para os supostos tratamentos.
Corpo do artigo
"Sara Ibrahim" é o nome de uma conta de Twitter criada para ajudar uma menina da Arábia Saudita que lutaria contra a leucemia. Criada no mês de fevereiro, a conta ganhou cerca de 75 mil seguidores e chegou a ter uma "hashtag" própria para apoiar a doente (#Friend_of_Sara).
Segundo a BBC, muitas pessoas doaram dinheiro para ajudar "Sara Ibrahim" a fazer o tratamento e, por vezes, o envio de fundos era feito através de mensagens diretas onde os utilizadores colocavam os seus dados bancários.
Um utilizador do Twitter, identificado como @_Talal1, investigou a conta de "Sara" e descobriu que as fotos utilizadas eram de Esme Miller, uma menina americana de 11 anos e que sofre de cancro do osso.
A família de Esme foi alertada pelos comentários que recebeu na página de Facebook de apoio à filha ("Team Esme"), onde partilham a dia-a-dia do combate à doença.
De acordo com a BBC, muitas pessoas ficaram preocupadas com este incidente porque temem "que afete outras pessoas que lutam contra esta doença".
A conta falsa foi encerrada e até ao momento as pessoas envolvidas ainda não foram identificadas. As autoridades sauditas encontram-se a investigar o caso. É impossível estimar quanto dinheiro foi doado através desta conta falsa.