O Governo cubano avançou, esta terça-feira, que uma das vacinas contra a covid-19 produzida no país, a Abdala, apresenta uma eficácia de 92% após a terceira dose.
Corpo do artigo
Este resultado foi detetado na última fase de ensaios clínicos ao fármaco, que é administrado em três doses. De acordo com a AFP, ainda não foi especificado se esta eficácia é contra a infeção, doença ou morte.
A informação, publicada no Twitter da farmacêutica BioCubaFarma, surge dois dias após o anúncio de que outra vacina cubana - a Soberana 2 - tem 62% de eficácia com apenas duas das três doses administradas.
#Abdala candidato vacunal del @CIGBCuba, muestra una eficacia del 92, 28 %, en su esquema de 3 dosis. #CubaEsCiencia pic.twitter.com/pLxPYthz3X
- BioCubaFarma (@BioCubaFarma) June 21, 2021
Cuba está a trabalhar em cinco vacinas e, no mês passado, começou a imunizar a população com duas das vacinas produzidas pelo país.
A Organização Mundial de Saúde exige uma eficácia de, pelo menos, 50% para a vacina ser aceite.
Cuba não foi muito afetada pela pandemia de covid-19. Contudo, viu o número de novos casos aumentar recentemente. Esta segunda-feira foi um dos piores dias, com 1561 novas infeções em 24 horas. Até ao momento, foram registados, no total, mais de 169 mil casos e 1170 mortes.