Uma gelataria nova-iorquina decidiu agitar o mercado com uma novidade que está a dar que falar localmente, mas que também chegou a jornais um pouco por todo o mundo: um gelado com sabor a leite materno. Alinha?
Corpo do artigo
Antes de mais, um esclarecimento. O gelado feito em parceria entre a marca de produtos para bebés Frida e a gelataria OddFellows Ice Cream Co. não tem leite materno humano, mas um sabor aproximado recriado com leite de vaca, ovos, açúcar, mel e o truque da receita: colostro bovino lipossomal. Um composto que também existe no leite humano e que é rico em anticorpos e nutrientes como vitaminas, mineiras e proteínas. E a gelataria não quer enganar ninguém, por isso o aviso é claro: "Aromatizado artificialmente: Não é fabricado com leite materno", explica-se na loja online, onde se pode encomendar o produto nos EUA.
Este gelado é o mais recente produto da empresa de Nova Iorque e que está a gerar curiosidade entre quem procura algo refrescante para comer, mas é também uma campanha de marketing, com edição limitada, para ajudar a promover a semana da consciencialização para o aleitamento materno. Nas redes sociais e na gelataria no bairro de Brooklyn, as reações dividem-se entre quem acha o produto estranho, mas até gosta, e quem não consegue ultrapassar a ideia de estar a comer algo parecido com o leite que o alimentou nos primeiros tempos de vida.
"O nosso gelado é ligeiramente doce, um pouco salgado, com notas de mel e uma pitada de colostro. E embora não seja realmente feito com leite humano, achamos que a nossa receita tem um sabor muito próximo do verdadeiro", explica a Frida. "Os gelados não são todos de leite materno? Os gelados não vêm todos do úbere de uma vaca? Parece que é uma palavra diferente para gelado. Porque o gelado deve ser leite materno. Será que estou enganado?", questionou uma das clientes da gelataria abordada pelo "New York Post".
Mas o sabores de gelado diferentes não são uma novidade, com várias marcas a tentar sobressair entre os milhares de produtos à disposição dos consumidores. Mesmo em Portugal, há quase 20 anos, foi notícia uma gelataria algarvia, que tinha à disposição dos clientes gelados com sabor a sardinha assada, courato ou bacalhau.