O prémio em dinheiro para cada Prémio Nobel que será entregue no próximo mês vai aumentar para quase um milhão de euros, anunciou a Fundação Nobel esta sexta-feira.
Corpo do artigo
A organização informou que vai adicionar o equivalente a 84 mil euros ao prémio de cada categoria, o que significa que os laureados de 2023 receberão 924 mil euros (11 milhões de coroas suecas).
Este aumento torna o prémio em dinheiro o mais valioso entregue nos mais de 100 anos de história do Prémio Nobel.
“A Fundação optou por aumentar o prémio em dinheiro porque é financeiramente viável fazê-lo”, afirmou a organização num comunicado citado pela AFP. “No final de 2022, o valor de mercado do capital investido pela Fundação Nobel atingiu 5,799 mil milhões de coroas.”
Quando vários vencedores partilham um prémio, também partilham o prémio em dinheiro.
A Fundação Nobel gere a fortuna do inventor sueco da dinamite, Alfred Nobel, que destinou a maior parte da sua fortuna para prémios a serem entregues em seu nome. Num testamento elaborado em 1895, o valor total confiado à fundação foi de 31,5 milhões de coroas, o equivalente a 151 milhões de euros atualmente.
Todos os anos a organização distribui prémios nas áreas da paz, química, medicina, física, literatura e, mais recentemente, ciências económicas.

