O Vaticano partilhou, esta quinta-feira, uma fotografia do encontro do Papa Francisco com o rei Carlos III e a sua mulher, a rainha Camila, no dia anterior, durante a visita de Estado do monarca britânico a Itália.
Corpo do artigo
O encontro de quarta-feira foi uma surpresa, uma vez que o palácio de Buckingham tinha cancelado a audiência planeada devido ao mau estado de saúde do Papa de 88 anos.
Francisco, o líder dos 1,4 mil milhões de católicos do mundo, está a recuperar de cinco semanas de internamento no hospital devido a uma pneumonia potencialmente fatal.
Foi o primeiro encontro entre Carlos III, o chefe da Igreja de Inglaterra, e o Papa, desde que o monarca subiu ao trono em 2022.
O pontífice felicitou o casal real, que celebrou o seu 20.º aniversário de casamento na quarta-feira.
Durante o encontro de 20 minutos, o rei - que está a recuperar de um cancro - e o Papa também trocaram votos pela saúde um do outro, relata o Vaticano.
“Suas Majestades ficaram encantadas por o Papa estar suficientemente bem para os receber - e por terem tido a oportunidade de partilhar os seus melhores desejos pessoalmente”, acrescentou um comunicado do Palácio de Buckingham.
Carlos, de 76 anos, sofre de um cancro não identificado há mais de um ano e, há menos de duas semanas, foi brevemente internado no hospital após ter sofrido efeitos secundários do seu tratamento.
Esteve afastado da vida pública durante alguns dias, antes de retomar os compromissos oficiais em 1 de abril.