
NATIONAL MUSEUM OF COMPUTING
Um grupo de voluntários britânicos comprou no portal 'eBay' uma máquina Lorenz de criptografia utilizada pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial.
Os voluntários do Museu Nacional de Informática, situado em Bletchley Park - onde se situou o centro de descodificação britânico durante o conflito -, identificaram o objeto quando examinavam o portal, onde o aparelho era vendido como sendo uma "máquina de telegramas" por 9,50 libras (12,50 euros).
"Um colega meu estava a analisar o 'eBay' e viu uma foto do que parecia ser um teleimpressor", declarou John Wetter, um dos assistentes que colabora no museu, à BBC.
Posteriormente, segundo explicou Wetter, o grupo deslocou-se à localidade inglesa de Southend para falar com a pessoa que vendia o objeto e ali encontraram o teclado da máquina Lorenz, na sua mala original e "debaixo de uma pilha de lixo".
O museu indicou que a máquina só tem o teclado e pediu ajuda para tentar localizar o motor, de modo a poder reconstruí-la e testar o seu funcionamento.
A principal diferença entre esta máquina e a Enigma, de menor tamanho e criptografia rotativa, está em que a Lorenz operava num circuito de teletipo e foi utilizada para transmitir mensagens de alto nível entre Adolf Hitler e os seus generais, explica a estação de televisão britânica BBC.
Através desta máquina telegráfica introduziam-se mensagens em alemão que se encriptavam através de um aparelho de criptografia adjunto e eram recebidas pelo destinatário através de outra máquina de teletipo.
O presidente do museu inglês, Andy Clark, assinalou que, pela sua complexidade e maior tamanho, os alemães guardavam as máquinas Lorenz em lugares seguros, ao ponto de os criptógrafos britânicos terem conseguido quebrar o código em 1942, sem nunca terem visto nenhuma destas máquinas.
