Um vídeo divulgado pelo canal "Vice News" mostra combatentes do Estado Islâmico a lançarem "rockets" de forma caótica, numa batalha contra os curdos Peshmerga.
Corpo do artigo
A sequência arranca com um grupo de militares do Daesh a despedir-se de outro grupo, aparentemente bombistas suicidas que seguem para uma missão, em defesa do autoproclamado Estado Islâmico.
Em seguida, o primeiro grupo parte num veículo militar para o campo de batalha e é aí que começa uma tragédia, que se não fosse isso mesmo, poderia, como referem alguns internautas, ser motivo de gargalhadas.
É que a imagem que se tem passado de que os temíveis combatentes do Daesh são homens preparados ao mais alto nível militar cai por terra com esta gravação.
aM3ElTvF52I
A partir dos dois minutos de vídeo é-nos apresentado Abu Hajaar. Um dos três elementos que segue no veículo e que dispara contra os Peshmerga, com o que parece ser uma reveladora falta de preparação militar. É isso mesmo que nos revela a conversa que se segue no meio da batalha. O combatente não sabe distinguir um "rocket" para atingir pessoas ou veículos militares e é constantemente chamado à atenção para como deve proceder pelos outros dois militares, que lhe dizem: "Cuidado para não disparares contra os teus irmãos".
Quando Abu Hajaar dispara um "rocket", vê-se fumo branco a rodear os combatentes islâmicos que seguem a bordo e um crítica: "Bom trabalho, mas também nos chamuscaste. O que se passa contigo?"
Mais tarde, o veículo é atingido por artilharia curda e os combatentes saem da viatura.
Esta gravação foi recolhida, segundo a "Vice News", em Mosul, no Iraque, e ainda não se sabe quando terá sido gravada.