
Foto: AFP
Imagens divulgadas esta quinta-feira pelas autoridades australianas mostram o momento em que um paraquedista ficou pendurado a milhares de metros de altura depois de o paraquedas ter ficado preso na asa do avião.
O paraquedista sobreviveu ao incidente, que ocorreu ao sul de Cairns durante uma manobra em setembro, mas só agora foi divulgado após investigações do órgão de fiscalização da segurança nos transportes.
Os planos para uma formação de 16 paraquedistas a 4600 metros de altitude tomaram proporções graves segundos após o primeiro participante sair do avião. Um vídeo divulgado pelo Departamento Australiano de Segurança nos Transportes mostra o paraquedas de reserva do participante a ser acionado depois de ter ficado preso na asa do avião.
Wild footage has captured the moment a skydiver fought for his life when his reserve chute accidentally deployed and became tangled around the tail of a plane
- The Advertiser (@theTiser) December 11, 2025
The incident forced a dramatic emergency landing during a jump in Far North Queensland.
READ MORE:... pic.twitter.com/DVOXltByGV
O paraquedista foi visto a colocar as mãos no capacete durante alguns segundos, como se estivesse em estado de choque. Em seguida, cortou as cordas do paraquedas de reserva e libertou-se. Aterrou em segurança depois de acionar o paraquedas principal. "Ter uma faca com gancho - embora não seja um requisito regulamentar - pode salvar vidas em caso de acionamento prematuro do paraquedas de reserva", disse o comissário-chefe do departamento, Angus Mitchell.
A asa da aeronave ficou "substancialmente danificada" pelo incidente e o piloto tinha controlo limitado do avião, tendo sido forçado a enviar um pedido de socorro, mas conseguiu pousar em segurança.
