O vigilante que estava de serviço na noite em que o iate do magnata britânico Mike Lynch se afundou ao largo da costa da Sicília, no mês passado, provocando a morte a sete pessoas, deu o alarme e acordou o capitão.
Corpo do artigo
Segundo avança a imprensa italiana este domingo, os procuradores têm estado a investigar possíveis acusações de naufrágio e homicídio involuntário depois de o Bayesian se ter afundado numa tempestade a 19 de agosto, matando o magnata britânico da tecnologia Mike Lynch, a sua filha de 18 anos e mais cinco pessoas.
“Monitorizei as condições meteorológicas durante toda a noite”, incluindo o vento que rondava os 40 quilómetros por hora, disse Matthew Griffiths à agência noticiosa Ansa. “De seguida, acordei imediatamente o capitão que assumiu o comando das operações. Ele deu a ordem para acordar os outros”, realça.
O capitão James Cutfield, de 51 anos e nacionalidade neozelandesa, foi uma das 15 pessoas que sobreviveram - nove dos 10 membros da tripulação e seis dos 12 passageiros.
Tem estado no centro da investigação, juntamente com o engenheiro Tim Parker Eaton, que estava encarregue da casa das máquinas nessa noite, e Griffith, o tripulante de vigia.
Cutfield confirmou que tinha sido acordado pelo vigilante e que tinha ordenado “que informasse os outros porque não estava a gostar da situação”, afirmou em declarações ao jornal "Corriere della Sera".
Segundo a tripulação, o navio inclinou-se subitamente e várioas pessoas caíram ao mar.
“Conseguimos voltar a bordo e tentámos formar uma corrente humana para salvar aqueles que conseguiram chegar ao convés”, contou Griffith, acrescentando que o capitão era o primeiro da corrente e que ajudou toda a gente.
Lynch, de 59 anos, tinha convidado amigos e familiares para o barco para celebrar a sua recente absolvição num enorme caso de fraude nos EUA. Mas o iate de 56 metros foi atingido por uma tempestade quando estava ancorado ao largo de Porticello, perto de Palermo, e afundou-se em poucos minutos.
Os corpos de Lynch, da sua filha Hannah, de 18 anos, e dos seus amigos foram recuperados nos dias seguintes, no âmbito de uma vasta operação de busca.