
O Facebook foi lançado no dia 4 de fevereiro de 2004
Pexels
Passou de moda? Sim. Parece ameaçado? Não. Duas décadas depois de revolucionar o universo digital, o Facebook ainda é visita obrigatória para milhares de milhões. Mesmo que rápida, como quem toma um café.
Corpo do artigo
Nasceu entre estudantes, num parto fácil e descontraído. Ainda tímido, espreitou além das paredes de Harvard, entusiasmou o planeta e sofreu as normais "dores de crescimento". Errou, procurou reinventar-se e, agora, a assinalar o 20.º aniversário, é "velho" para alguns, maduro para outros. Às garantias de uma morte anunciada, o Facebook responde com um convite desafiador - "O mundo é seu", diz um dos seus slogans - e com números que não deixam margem para dúvida. Todos os meses, mais de três mil milhões de pessoas navegam ativamente pelos feeds. Partilham, comentam e vivem na primeira plataforma a eternizar o conceito de "rede social".

