Vinte e oito pessoas foram detidas, esta terça-feira, durante uma intervenção das forças da ordem para desalojar estudantes que ocupavam desde a véspera a Universidade de Direito de Atenas, em "solidariedade com a Palestina", indicou a polícia.
Corpo do artigo
As pessoas detidas, nove das quais estrangeiras, são acusadas de "crimes de perturbação da ordem pública, danos a bens de terceiros e desobediência", segundo um comunicado policial.
Os estrangeiros detidos, um espanhol, três francesas, duas alemãs, duas italianas e uma britânica, "não têm qualquer ligação" à referida universidade, precisou a polícia.
Várias manifestações de apoio aos palestinianos, convocadas sobretudo por grupos de esquerda, tiveram lugar nos últimos meses em Atenas para protestar contra a continuação da guerra na Faixa de Gaza, sem, no entanto, terem sido acompanhadas por atos de grande violência.
Israel lançou uma ofensiva na Faixa de Gaza na sequência dos ataques do movimento palestiniano Hamas de 7 de outubro de 2023, que causaram em território israelita cerca de 1200 mortos e mais de 200 reféns.
A ofensiva militar israelita em Gaza causou até agora mais de 35 mil mortos, segundo as autoridades do território palestiniano.