Violentos confrontos estão em curso entre os rebeldes e as forças leais a Muammar Kadafi no centro de Tripoli, segundo a estação de televisão Al-Jazeera.
Corpo do artigo
A Al-Jazeera adiantou que os bairros à volta de Tripoli já foram "libertados" e que as forças do regime estão a retirar para Bab El Aziziya, onde se situa o palácio-quartel de Kadafi.
A entrada dos rebeldes na capital, provenientes de oeste, foi também comprovada por um correspondente da Agência France Presse (AFP).
A passagem da coluna rebelde foi aclamada por populares, que correm ao longo da passagem das viaturas.
Uma violenta troca de tiros de armas ligeiras registou-se junto ao hotel onde estão alojados os jornalistas estrangeiros em Trípoli.
Homens fiéis ao regime, armados com metralhadoras "kalachnikov", colocaram-se em volta do hotel Rixos e estão a disparar para o lado oeste, presumivelmente na direcção de rebeldes que se aproximam naquela direcção, acrescentou um correspondente da Agência France Presse (AFP), que afirma não vislumbrar alvos.
Os jornalistas saíram do edifício com panos brancos em que escreveram "TV" para indicar a sua presença no hotel e evitar serem tomados por alvos.
Elementos da direcção do hotel, bem como o director, de nacionalidade suíça, também abandonaram o local. Citado pela AFP, o director disse que os empregados receberam chamadas telefónicas de desconhecidos ameaçando tomar o hotel de assalto por lá viverem funcionários governamentais.
Os jornalistas receberam livre-trânsito da Organização Internacional das Migrações (OIM), para uma eventual retirada por via marítima, na sequência da ida ao edifício de uma delegação desta agência das Nações Unidas, que solicitou uma lista dos jornalistas presentes.